sexta-feira, 25 de maio de 2012

Hiistória do Caboclo Tupinambá

                                                           Caboclo Tupinambá

O Caboclo tupinambá vem de uma legião muita antiga, e se refere a uma grande nação de índios, da qual faziam parte, dentre outros, os tamoios, os temiminós, os tupiniquins, os potiguara, os tabajaras, os caetés, os amoipiras, os tupinás (tupinaê), os aricobés e um grupo também chamado de tupinambá.

Os tupinambás como nação, dominavam quase todo o litoral brasileiro e possuíam uma língua comum, que teve sua gramática organizada pelos jesuítas e passou a ser conhecida como o tupi antigo. Apesar de terem raízes comuns, as diversas tribos que compunham a nação Tupinambá lutavam constantemente entre si, movidas por um intenso desejo de vingança que resultava sempre em guerras sangrentas em que os prisioneiros eram capturados para serem devorados em rituais antropofágicos. Também era comum a intercessão junto aos espíritos dos pajés, o uso dos maracás, chocalhos místicos cujo uso era obrigatório em qualquer cerimônia.

Hoje os Caboclos Tupinamba, costumam vir em linhagem ou falange de Xangô e de Oabaluaê, pois muitos vem com o intuito de cura de doenças, são caboclos muito forte, justos, muito deles são velhos curandeiros, sábios etc. Essas e muitas outras são caracteristicas desses caboclos maravilhosos, que pisam na Umbanda e fazem benfeitorias as pessoas que os procuram com fé e devoção.

23 comentários:

  1. uma boa historia de vida,trabalho. muito intereçante.. fica aqui o meu comentario do meu cabloco tupinamba..

    ResponderExcluir
  2. Salve força do caboclo tupinambá... e graças a Deus.

    ResponderExcluir
  3. salve tupinambá rei dos reis

    ResponderExcluir
  4. salve a umbanda i o caboclo tupinanbá.

    ResponderExcluir
  5. Salve meu pai, oke caboclo!

    ResponderExcluir
  6. caboclo bom forte e me ajuda nos meus caminhos oke caboclo das matas

    ResponderExcluir
  7. Oké caboclo!Salve esse caboclo guerreiro maravilho que é minha entidade de frente

    ResponderExcluir
  8. Salve!!!

    (posted by Rodgers)

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Boa tarde a todos.
      Nesta noite sonhei com uma espécie de kombi ou forgão, com pintura toda verde (folhagens que lembram coqueiros e palmeiras) com um letriro lateral escrito TUPINAMBÁ. Ouvia tb alguma voz falando TUPINAMBÁ. Foi muito rápido... e acordei. Alguém pode me explicar se eu tenho ele ou só foi uma aparição?

      Excluir
    2. Ai vc tem que ir em uma casa pois tb ja sonhei com o caboclo sultao e hoje ele nao e meu caboclo mais descobri que ele sempre anda comigo

      Excluir
  10. Eu tambem sonhei com alguém falando o nome dele.

    ResponderExcluir
  11. linda historia do caboclo tupinambá eu já falei com ele lar no maranhão na cidade de codo ele foi meu pai de santo numa pessoa muito especial pra mi ki não esta mas nesse mundo .

    ResponderExcluir
  12. Tupinamba trabalha com gravetos e folhas

    ResponderExcluir
  13. hola quisiera saber si encuentras en un monte esculturas de madera sobre la tribu umbanda ej: que me paso Tupinaba ,
    ademas una virgen . Si la llevo a casa y la pongo arriba de un mueble con las mismas flores labadas con agua y jabon y perfumadas es xq tenian olor a algun animal muerto . SI mi papa que fue que las encontro junto a mi mama las ponen y mi papa solo las ordena en una posicion que quede asi por dos semanas algo pasa ? el espiritu esta en casa por que desde que estaba eso la verdad que la pasábamos mal dolores de cabeza consante cuando entrabas a mi casa economicamente nos iba mal y mi papa lo que hacia es que esa imagen que muestra refiriendose a Tupinamba con la flecha mi papa se sentaba afuera de casa a tomar mate y mirando con admiracion a ese objeto . ahora mi padre desde que eso no esta y se lo dimos a unos macumberos , mi padre no para de hablar solo y es muy agresivo . Yo un dia sin saber prendi una vela blanca en casa en el cuarto de mis padres donde x primera ves papa lo puso sin saber por que lo hice . Soy causante de algo malo ?

    ResponderExcluir
  14. OKÊ Caboclo Tenho imenso Prazer de ter Caboclo Tupinamba como meu guia de frente salve Caboclo Tupinamba GRAÇAS A DEUS

    ResponderExcluir
  15. Pessoal fazem grupo de umbanda sobre todos os guia apenas umbanda sem querer despreza o candonble se for meu watts e esse 998927685 quero aprender mas eu tenho ele é trabalho com o tupinamba
    Agradeço obg.....

    ResponderExcluir
  16. Bom dia meus irmãos da umbanda querida,sou neto de minha avó ela tinha o caboclo orubatão da guia,e eu sou neto dele,ele dava aula de umbanda,eu quero fazer uma consulta com pai tupinambá, minha avó era mãe de santo nos morava dentro do mato com cachoeira e muita insanas fui criado por ela é dizem que eu herdei sua missão, quem pode me ajudar, meu tele fone é 993045612,Wladimir alcantellado .

    ResponderExcluir
  17. Minha avó morreu aos 98 anos,e eu estava ao lado dela na hora de seu desencarno, ela também trabalhava com o vovô Malaquias e o erre Damião.

    ResponderExcluir
  18. Por favor me ajudem, pois estou sofrendo muito até a minha saúde está abalada.

    ResponderExcluir
  19. Hoje eu moro em vargem grande rio de Janeiro,lugar de muitas matas e cachoeiras, jacaré e capivaras etc.

    ResponderExcluir
  20. Meu endereço é Rua Manhuaçu 55 ,casa 3a.

    ResponderExcluir